NANO K - UM SUPER HÉROI BRASILEIRO (QUADRINHOS BR)


O primeiro projeto da Editora Kriô Comics, conta a história de como surgiu o Mano K, antes de um garoto negro e pobre da periferia de São Paulo, que uma sociedade conspira para lhe roubar o futuro, ele ganha vários poderes e se transforma em um incrível super-herói. Este primeiro lançamento, foi um dos contemplados com o prêmio de melhor publicação de 2023, pelo Canal Milhas & Milhas no YouTube, voltado para o segmento de quadrinhos. Este personagem também foi escolhido para fazer parte da exposição de reinauguração do MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, que fica no Rio de Janeiro, que aconteceu dia 29 de junho.

Mano K foi idealizado imaginando o que aconteceria se os meninos da série Cidade dos Homens ganhassem superpoderes. 


Olhando a história dos super-heróis brasileiros, vimos que a imensa maioria é branca e de classe média. Em virtude dos editores, roteiristas e desenhistas serem brancos, ou se sentirem brancos, além da influência do quadrinho de super-herói dos EUA, que somente a partir dos anos setenta começou a se permitir o protagonismo de personagens não brancos.


Não se cogitou um super-herói como os dos estadunidenses. Pensou-se em um menino não branco, de pele escura, pobre, periférico como a maioria dos brasileiros, recebendo poderes sobre-humanos. 


Não acho que ele agiria como um combatente do crime dada a marginalização que seus grupos sofrem. 

Ele é um bom sujeito, tente fazer a coisa certa. Lutaria por sua família, sua comunidade, ajudaria as pessoas e talvez incomodaria os poderosos. 


O garoto seria um NERD, tentaria seguir certos clichês que aprendeu sobre super-heróis, mas a realidade demonstraria o contrário.

0 Comentario

Postar um comentário

Copyright © - Nisekoi - All Right Reserved

Animemomentsbrasil o mundo Geek é aqui Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan