Milton Arthur Paul Caniff nascido em 28 de fevereiro de 1907 foi um cartunista e desenhista de histórias em quadrinhos famoso por criar as tiras de jornal Terry e os Piratas e Steve Canyon.
Milton Arthur Paul Caniff nascido em 28 de fevereiro de 1907 foi um cartunista e desenhista de histórias em quadrinhos famosopor criar as tiras de jornal Terry e os Piratas e Steve Canyon.
Muitos artistas citam MCaniff como inspiração ou influência em seus próprios trabalhos. Em 1934, ele criou 'Terry and the Pirates' e continuou com a famosa tira até 1946. Ele criou a inovadora Dragon Lady, um dos piratas titulares e que dá título ao Volume Um de terry e os Piratas pela editora JBraga. Durante a Segunda Guerra, Caniff produziu, paralelamente a “Terry”, uma tira “Male Call”, publicada exclusivamente nos jornais das Forças Armadas e destinada aos GI Joes (os soldados americanos). A personagem principal era Miss Lace, que dava conselhos e dicas aos soldados, ajudando a elevar a moral da tropa.
Desejando criar uma propriedade que estivesse sob seu controle total, Milton Caniff encerrou seu tempo em Terry and the Pirates e criou 'Steve Canyon' em 1946 para a Field Enterprises. A empresa chegou a comprar a tira dele em vez de empregá-lo e possuir a tira, que foi o caso de 'Terry' onde Caniff não recebeu os royalties” sobre a utilização em outros meios como programa radiofônico, filme, seriado, álbuns para colorir e muito mais.
A primeira semana de Steve Canyon envolve imediatamente o leitor com um mistério. Mas não é o tipo de mistério que você esperaria uma semana introdutória de uma tira totalmente nova. O mistério é: “Quem é Steve Canyon?”
Sendo um mestre contador de histórias, Caniff usou os personagens da atriz Feeta-Feeta e do Sr. Dayzee - o líder do Copper Calhoon -apresentar ao mundo o ex-piloto da Segunda Guerra Mundial, seu trabalho, sua atitude, até mesmo sua aparência, sem realmente incluir o personagem titular da tira! Só no primeiro domingo é que Steve finalmente faz sua estreia e em núcleos!
Veterano quando a tira começou, o aviador Canyon se alistou novamente para a Guerra da Coréia e depois se reuniu na Força Aérea. Houve um programa de televisão “Steve Canyon” em 1958, criado com a aprovação e possível apoio da Força Aérea dos Estados Unidos. O personagem ganhou uma estátua localizada no Parque Courtney-Riley-Cooper em Idaho Springs, Colorado.
Caniff também foi um dos fundadores da National Cartoonists Society (NCS), serviu dois mandatos como seu presidente e recebeu o primeiro prêmio de Cartunista do Ano em 1946 - que incluía seu trabalho em 'Steve Canyon' e 'Terry and the Pirates'. '.
E a capa da revista “Life”, edição de 12/07/59, foi feita com uma foto de Milton Caniff e Al Capp juntos. De acordo com Luiz Antônio Sampaio, a edição traria também uma reportagem para comemorar o 25º aniversário do lançamento de “Terry” e “Ferdinando”. No entanto, da última hora, um dos editores de “Life”, alegando que “homens velhos não vendem revistas”, mudou de capa, colocando nela a foto de Farah Diba, a noiva do Xá do Irã.
Steve Canyon” foi publicado durante 41 anos e só foi interrompido com a morte de Caniff, em 3 de abril de 1988 aos 81 anos. A última tira, publicada em 4 de junho daquele ano, consistia de dois painéis assinados por 78 artistas, num tributo final ao grande mestre.
0 Comentario
Postar um comentário