Ensaio fotográfico com crianças que apresentam transtorno do espectro do autismo (TEA) traz à tona suas rotinas e habilidades, reforçando valores como respeito e inclusão

“Meu Super Herói”, mostra na Estação AACD/Servidor, busca chamar atenção para o autismo e seus estigmas 5
São Paulo, abril de 2021 – A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, em parceria com o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, apresenta, na Estação AACD/Servidor, uma mostra com 20 imagens fotográficas de crianças e adolescentes com autismo caracterizados como super-heróis.

Por conta do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Programa Autismo e Realidade convidou sete famílias para que expusessem um pouco da rotina de seus filhos, ressaltando suas características e qualidades. O objetivo da exposição é sensibilizar o olhar das pessoas para o fato de que o autismo não está na aparência física, mas no comportamento e nas interações sociais.

 


Definido como um transtorno do desenvolvimento neurológico, presente desde o nascimento ou começo da infância, o autismo atinge 1 em cada 54 crianças no mundo. O diagnóstico precoce, feito por equipe multidisciplinar, e a estimulação oferecida à criança, com acompanhamento de especialistas, fazem toda diferença no seu desenvolvimento.
Na exposição, a pequena Manuella é descrita como uma criança de sorriso largo e verdadeiro, que adora bonecas. O texto do PENSI reforça a mensagem da mostra: “É preciso entender que toda criança com TEA tem muito a desenvolver, basta acreditar nela”.
Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, afirma que a exposição tem como propósito desmistificar o autismo, fazendo com que mais pessoas entendam do que se trata. “Com informação combatemos preconceitos e fomentamos a inclusão”, diz.
Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e levar informação para quem pode ficar em casa, a exposição também está nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e Instagram (@ViaMobilidadeSP).


“Meu Super Herói”, mostra na Estação AACD/Servidor,

busca chamar atenção para o autismo e seus estigmas 6

Serviço:
Exposição “Meu Super Herói” – Linha 5-Lilás
Estação AACD/Servidor: de 1 a 30 de abril

Gostou desse Blog, compartilhe com o mundo!