20 REFERÊNCIAS E EASTER-EGGS DE PANTERA NEGRA


Mais um filme da Marvel nos cinemas e, como sempre, a obra está lotada de referências e easter-eggs, tanto aos outros filmes do estúdio, quanto à cultura pop em geral. Abaixo selecionamos algumas dessas referências e falamos sobre cada uma delas, portanto, contém spoilers! Se acham que faltou algo de destaque, basta comentar lá na seção de comentários abaixo.

1. TÊNIS DE VOLTA PARA O FUTURO

Durante a sequência de Shuri agindo como Q, na qual ela vai apresentando cada uma de suas artimanhas, a serem utilizadas pelo Pantera, ela acaba dando para T’Challa um tênis que se ajusta automaticamente e ainda cita que foi inspirado no filme preferido do pai deles – clara referência a De Volta para o Futuro 2 e os sapatos de Marty McFly no futuro.

2. NAMOR

“Você respira por piedade minha” diz o Pantera Negra para Ulysses Klaue. Essa frase foi tirada diretamente das HQs, mais especificamente New Avengers #22. Na revista, porém, o Pantera diz isso para Namor, pouco antes da grande briga entre os dois.

3. OUTRO GAROTO BRANCO

Quando levam Bilbo Bolseiro, digo, Everett Ross para o laboratório de Shuri em Wakanda, ela diz “mais um garoto branco para eu consertar”, fazendo referência, claro, a Bucky Barnes, que foi levado até o país após os eventos de Capitão América: Guerra Civil. Aliás, esse easter egg fica bem óbvio com a cena pós-créditos.

4. CORES DE BUCKY

Por falar em cena pós-créditos, vamos pular para esse momento brevemente. Quando Bucky sai de sua cabana, podemos vê-lo utilizando trajes com as cores típicas do Capitão América (vermelho e azul, obviamente) – mais um possível foreshadow de que o personagem irá assumir o manto do Bandeiroso futuramente. Será que o atual Capitão irá morrer? Afinal, Chris Evans não tem tantos filmes sobrando em seu contrato.

5. WHITE WOLF

Também na cena pós-créditos, Bucky é chamado de Lobo Branco pelas crianças de Wakanda. Nas HQs, Lobo Branco é uma criança, Hunter, cujos pais acabam morrendo em um acidente de avião, que cai em Wakanda. Lá ele é criado por T’Chaka como um filho e acaba se tornando o chefe da violenta polícia secreta do país. Quando essa polícia é desmantelada pelo novo rei, Hunter sai do país e passa a viver como mercenário, mantendo sua lealdade ao irmão.

6. SANCTUM SANCTORUM

Próximo ao fim do filme, é dito que as forças de Killmonger estão prontas para atacar Nova York, Londres e Hong Kong – o que sabemos dessas cidades? Que elas contém os três Sanctums do Doutor Estranho.

7. COLAR DOURADO

O colar dourado que Shuri mostra ao seu irmão (que posteriormente é utilizado por Killmonger) foi usado, nos quadrinhos, pelo Pantera Negra durante os anos 1990. Um claro easter-egg, mas que foi bem incluso no roteiro.

8. BASHENGA

O primeiro Pantera Negra, conforme estabelecido por Jack Kirby (antes dos eventuais retcons), chamava-se Bashenga. No filme, esse nome é atribuído à montanha onde encontra-se toda a fonte de Vibranium de Wakanda – uma bela homenagem e referência aos quadrinhos originais.

9. WHAT ARE THOSE

Quando Shuri vê as sandálias de seu irmão, ela imediatamente diz “what are those?!”, fazendo clara referência a um Vine famoso, no qual a pergunta é direcionada a um policial e seus sapatos.

10. OAKLAND

Oakland tem muitos significados em Pantera Negra. Primeiro, foi lá que surgiu o movimento dos Panteras Negras, em 1966. Além disso, o diretor do filme, Ryan Coogler, nasceu justamente nessa cidade e seu primeiro filme, Fruitvale Station, também com Michael B. Jordan, se passa em Oakland.

11. MÁSCARA DO HOMEM DE FERRO

Durante a sequência do museu, um dos itens observados por Killmonger tem um design praticamente idêntico à máscara do Homem de Ferro (a versão antiga das HQs).

12. MOONLIGHT

Ryan Coogler faz uma clara homenagem a Moonlight. A última frase do filme é dita por um menino interpretado por Alex R. Hibbert, que teve um papel de destaque no filme de Barry Jenkins, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017.

13. PAIS E FILHOS

Em um momento do filme vemos T’Chaka mais novo – o ator que vive o personagem nesse momento é filho do ator que interpreta sua contraparte mais velha. Além disso, a versão mais nova de Zuri, vivido por Forest Whitaker nos tempos atuais, é interpretada por Denzel Whitaker. Apesar do mesmo sobrenome, eles não são familiares, mas em O Grande Debate, Denzel Whitaker trabalhou ao lado de Forest Whitaker e… Denzel Washington!

14. STAN LEE

Como sempre, Stan Lee faz sua aparição em Pantera Negra. Dessa vez, ele aparece no cassino onde o Pantera tenta capturar Ulysses Klaue e conta com um dos diálogos mais extensos desde sua primeira aparição nos filmes da Marvel.

15. LEOPARDO NEGRO / LEOPARDO DE KILLMONGER

O uniforme de Pantera Negra que Killmonger utiliza no final do filme (o com o colar dourado) parece ter umas marcas de leopardo. Isso faz referência a dois elementos das HQs. Primeiro, o Pantera Negra assume o manto de Leopardo Negro em determinado momento de sua história. Segundo, Killmonger já apareceu com um leopardo ao seu lado, como seu fiel sidekick.

16. BRAÇO DE KLAUE

Klaue não é chamado de Garra Sônica à toa! Depois de ter seu braço arrancado por Ultron em Vingadores: Era de Ultron, o personagem substituiu seu braço por uma arma sônica, igual à sua contraparte nos quadrinhos.

17. MORTE NA CACHOEIRA

A “morte” de T’Challa no filme reflete um momento icônico dos quadrinhos, quando Killmonger também o joga da cachoeira, segurando o herói da mesma forma que fez no filme. Óbvio que ele retornaria, mas, ao menos, funciona como um belo easter-egg.

18. MÁSCARA DE KILLMONGER

A máscara utilizada por Killmonger (roubada do museu) quando ele resgata Klaue faz referência clara aos quadrinhos – primeiro a Mefisto, durante a fase de Christopher Priest frente ao herói; segundo ao próprio Killmonger, que utiliza uma máscara para lutar contra o Pantera em determinado momento das HQs.

19. HOMEM GORILA

M’Baku, nos quadrinhos, é chamado de Homem Gorila (Man-Ape no original). Ryan Coogler, no entanto, optou por não utilizar o nome, mas deixou a referência às HQs nos trajes e na própria cultura dessa tribo rival, que se veste como gorilas.

20. PANTERA VS RINOCERONTE

A aparição do rinoceronte e a luta entre ele e o Pantera vem direto dos quadrinhos, onde o herói também luta contra o animal.

0 comentários