Punho Negro - Websérie que retrata o cotidiano de uma super-heroína negra


Uma heroína negra com cabelo black, casada, mãe de dois filhos, é a protagonista da websérie Punho Negro, lançada no dia 8 de março no Facebook e Youtube.  Buscando trazer representatividade e discutir sobre racismo e as pressões sociais que a mulher sofre no dia a dia, a série traz uma protagonista diferente para o universo dos heróis, majoritariamente masculino e branco.  Na série, Tereza é uma mulher que passa o dia enfrentando vilões ao se transformar na justiceira Punho Negro, mas ser uma heroína e ter superforça não elimina as cobranças para cuidar da casa, do marido e dos filhos. No seu dia-a-dia Tereza precisa conciliar sua carreira de heroína com os desafios da vida pessoal.



A série é exibida noo Facebook e no canal do Youtube, com lançamento quinzenal de novos episódios, além de ter uma conta no Instagram criada e administrada pela própria personagem, onde ela posta fotos e fala sobre suas experiências como heroína. A proposta é que através destes canais o público possa interagir constantemente e ajudar a construir os próximos passos da personagem e para além disso, discutam e reflitam acerca dos temas abordados. Até o momento a série possui cinco episódios. 


Compreendendo que essa luta não é de agora, a Websérie e personagem principal levam o nome de Punho Negro fazendo uma analogia ao punho cerrado dos Panteras Negras, símbolo de enfrentamento e resistência. Punho Negro é mais que uma websérie sobre heróis, é um retrato do cotidiano de muitas mulheres reais usando como pano de fundo esse universo do super-herói, tão presente nos dias atuais.



A websérie Punho Negro é idealizada e produzida em Salvador, através do Coletivo Êpa filmes – coletivo independente – que desde de 2012 atua no cenário audiovisual. O coletivo está buscando maneiras de financiar a sua produção, procurando  parceiros e apoiadores que possam colaborar com esta iniciativa.

 Websérie “Punho Negro” retrata o cotidiano de uma super-heroína negra


                                  De forma bem-humorada, a websériebaiana  traz à tona
                                       questões sobre representatividade e racismo.


Punho Negro - Trailer Oficial



Sinopse: Tereza precisa cuidar da casa, do marido, dos dois filhos e ainda arranjar tempo para enfrentar vilões e viver sua vida como a justiceira Punho Negro.  Conciliar sua carreira de heroína com a vida pessoal é sempre uma verdadeira batalha.