• GAIARES ( MEGA DRIVER) CLÁSSICO


    Gaiares  é um shooter de rolagem desenvolvido pela Telenet Japan e publicado pela Renovation para o Mega Drive no Japão e na América do Norte em 1990. Foi um dos primeiros jogos de cartucho de 8Mb no Mega Drive. Seu título combinou Gaia (mãe Terra) e uma forma abreviada/abreviação da palavra "resgate" (Res), que é o principal objetivo da batalha que acontece dentro do enredo.


    Enredo: No ano 3000, a Terra tornou-se um depósito tóxico devastado por seres humanos descuidados, deixando um terreno baldio poluído e inabitável. Os piratas espaciais Gulfer, liderados pela malvada Rainha ZZ Badnusty, planejam coletar a poluição para criar armas de destruição em massa. O United Star Cluster de Leezaluth enviou uma advertência à Terra sobre seus planos, afirmando que se eles não pudessem impedi-los, seriam forçados a transformar em supernova o sol da Terra para fazê-lo sozinhos; mas se conseguissem, Leezaluth usaria sua tecnologia para restaurar a Terra à sua beleza anterior.

    Dan Dare (Diaz no original japonês), um jovem piloto da Terra foi escolhido para ser o piloto de uma novo nave de combate para combater o Gulfer. A nave está armada com uma poderosa arma experimental de Leezaluth, chamada TOZ System, que seria operada por Alexis, um emissário de Leezaluth.



    A maioria dos shooters horizontais exigem que a nave do jogador entre em contato com uma cápsula para ganhar armas. O design de Gaiares era diferente, e apresenta um dos mais originais e único sistema de power-up de arma do gênero de shooters à data. O dispositivo do TOZ System pode ser disparado como a Força do R-Type, exceto que cada vez que entrar em contato com um inimigo, ele herdará e aprenderá sua arma; o jogador pode roubar o mesmo inimigo repetidamente até que a força da arma esteja no máximo. Existem 18 armas no total a serem capturadas, e a aparência de cada arma varia dependendo do medidor de força.



    Muitos dos designs de fase foram fortemente influenciados por Macross, Gradius e Valis, embora alguns desvios sejam aparentes em chefes como Death Ghetto e Mermaid. Gaiares faz uso extensivo de efeitos de rolagem parallax, onda e deformação em todas as oito fases, e os chefes são na maior parte do tamanho da tela, tornando-se um dos shooters de estreia da plataforma de 16 bits. O jogo é notório por seu alto nível de dificuldade.


    Gaiares foi muito bem recebido. A MegaTech opinou que era "um excelente jogo de aparência, mas de longe o mais difícil shoot 'em up de rolagem horizontal disponível no Mega Drive". Foi o primeiro jogo a receber pontuações perfeitas em todas as categorias no GamePro.


    Uma análise de 2002 da Game Informer chamou-a de "uma obra-prima de shooter" e "talvez o melhor de todos os shooters 2D de rolagem horizontal". Uma análise retrospectiva de 2008 da IGN chamou-o de "um excelente shooter que envelheceu muito bem desde o fim do Mega Drive".


    Gaiares é um shooter de rolagem desenvolvido pela Telenet Japan e publicado pela Renovation para o Mega Drive no Japão e na América do Norte em 1990. Foi um dos primeiros jogos de cartucho de 8Mb no Mega Drive. Seu título combinou Gaia e uma forma abreviada/abreviação da palavra "resgate", que é o principal objetivo da batalha que acontece dentro do enredo.
    1990 • Telenet Japan • Renovation Game


  • BURNING FORCE (MEGA DRIVE) CLÁSSICOS


    Burning Force é um jogo de tiro em 3D que foi lançado pela Namco em 1989 apenas no Japão. Ele roda no hardware do Namco System 2 e depois foi portado para o Sega Mega Drive em 1990, e também foi lançado no console virtual do Wii em 2009. Uma versão Sharp X68000 também estava em desenvolvimento, mas nunca foi lançada.



    Em Burning Force , o jogador controla um cadete espacial de 21 anos chamado Hiromi Tengenji ( eng 現 寺 ひ ろ T Tengenji Hiromi ) , que como parte de seu treinamento final, deve enfrentar inimigos de alta tecnologia em seis mundos de quatro áreas. airbike futurista chamado "Sign Duck". A jogabilidade é semelhante à do Space Harrier da Sega , mas os mundos estão divididos em quatro áreas e não há mobilidade vertical que torne o jogo diferente por si só; nas duas primeiras seções, o jogador controla Hiromi na moto aérea, que pode se mover para a esquerda e direita, além de frear e acelerar - e a moto aérea também pode disparar balas e mísseis contra os inimigos. A terceira área de todo mundo é uma área de chefe e a moto aérea será transformada em um navio voador que pode se mover em todas as direções; a quarta área de cada mundo, no entanto, é um estágio de bônus e o jogador deve coletar o maior número possível de esferas (que possuam números) para ganhar pontos de bônus.



    A protagonista Hiromi Tengenji reapareceu em um anúncio em um dirigível em Mach Breakers (junto com Pac-Man , Prince Gil e Princess Ki de The Tower of Druaga , Wonder Momo , Valkyrie de Valkyrie no Densetsu e Pitto e Patti de Tinkle Pit ) e também apareceu nos jogos do 12º Mundial da Namco System como o meio defensivo dos Nikotama Gals. Ela é uma das personagens da festa do jogador em Namco x Capcom , onde é parceira de Toby "Kissy" Masuyo, a personagem principal dos jogos de Baraduke . 


    No namoro de Namco , no ShiftyLook , o sim Namco High ,  ela aparece como um dos 18 caracteres datáveis. O escritor da Namco High , Ananth Panagariya, disse: "Embora nós quiséssemos usar alguns personagens grandes ( Voldo !), Ficamos felizes em descobrir que, como algumas dessas propriedades permaneceram adormecidas por tanto tempo, estávamos livres para redefini-las". O designer líder do jogo, Conrad Kreyling, também disse que Hiromi era o personagem que ele mais gostaria de namorar ("O tipo forte e silencioso, sua incrível paleta de cores e a bicicleta!"). Namco Jogo Sound Express Vol. 02 - Burning Force , publicada pela Victor Entertainment em 1990, contém a trilha sonora original de Burning Force com composições de Yoshinori Kawamoto. 




  • MUSHA - ALEST ( MEGA DRIVER) / CLÁSSICOS


    MUSHA - ALEST, às vezes escrito como M.U.S.H.A., é um retroacrônimo para "Metallic Uniframe Super Hybrid Armor". Em japonês, "musha" (武者?) significa "guerreiro". O jogo também é conhecido no Japão como Musha Aleste (武者アレスタ? lit. "Guerreiro Aleste"), embora a tela de título forneça um nome mais longo: Musha Aleste: Fullmetal Fighter Ellinor (武者アレスタ 

    FULLMETAL FIGHTER ELLINOR?), é um shoot 'em up de rolagem vertical desenvolvido pela Compile e lançado no Sega Mega Drive em 1990. Uma título na série de tiro da Compile, Aleste, MUSHA coloca o jogador no papel de um piloto de um mecha voador que deve destruir um grande computador super inteligente que ameaça o planeta Terra. O desenvolvimento durou menos de um ano. Originalmente, o jogo tinha um título de trabalho de "Aleste 2" e apresentava um estilo semelhante ao primeiro jogo, mas foi redirecionado para apresentar uma estética japonesa e uma trilha sonora de speed metal.



    A recepção inicial para MUSHA foi misturada. Os críticos viram-se saturados pelo grande número de shoot 'em ups no Mega Drive e sentiram que o título não era digno de nota. Os jornalistas geralmente concordavam que o jogo tinha ótimos gráficos e jogabilidade agradável, mas sentia que não era original e não era muito desafiador. O jogo foi relançado no Virtual Console do Wii no Japão em 2008 e no Ocidente em 2009. Em análises retrospectivas para seu relançamento, MUSHA recebeu elogios muito maiores, sendo citado por sua jogabilidade desafiadora, trilha sonora forte e gráficos considerados à frente de seu tempo. Permanece entre os shoot 'em ups mais conceituados do Mega Drive e é considerado um dos melhores da era dos 16 bits. Os cartuchos originais da MUSHA tornaram-se raros e tem preços altos no mercado de colecionadores



    MUSHA é um shoot 'em up de rolagem vertical. O jogador assume o papel de Terri,uma piloto que pilota um veículo mecha especialmente projetado com um armamento avançado chamado MUSHA. Ela é enviada para lutar contra o super-computador Dire 51, construído pelos humanos, que começou a atacar a Terra do espaço no ano de 2290. As convenções de jogo são em grande parte mantidas em títulos anteriores da série Aleste. O jogador tem uma arma principal que pode ser ativada pela coleta de "Power Chips". Há também três diferentes armas especiais que podem ser coletadas: lasers perfurantes, explosivos baseados em fogo e escudos rotativos. Eles podem ser atualizados se a mesma arma for usada atualmente. Se for atingido enquanto uma arma especial estiver equipada, o jogador perderá a arma especial, mas permanecerá vivo. Ser atingido sem uma arma especial resultará na perda de uma vida. Para cada três Power Chips coletados, o jogador obtém um drone similar ao da série Gradius. Apenas dois drones podem ser equipados ao mesmo tempo; extras são armazenados. Esses drones podem ser configurados em um dos seis modos de ataque, como apontar para frente, para trás ou girar em torno da nave do jogador


    Uma equipe jovem da Compile desenvolveu MUSHA em menos de um ano. Eles originalmente fizeram um protótipo para um novo jogo da série Aleste chamado "Aleste 2" para o Sega Mega Drive, mas adiaram o projeto. A equipe ainda estava sentindo pressão para criar um jogo e também queria mudar a direção da série Aleste. O designer Kazuyuki Nakashima surgiu com um design que ignorou a maioria do estilo dos jogos anteriores da Aleste e, em vez disso, foi com uma estética japonesa, incluindo um personagem com uma máscara de Noh. Essa mudança de direção motivou a equipe a pegar os restos de "Aleste 2" e empurrá-lo para uma nova direção.



    A fase do vale em MUSHA utiliza os recursos de rolagem em paralaxe vertical do Mega Drive, que mais tarde foi destacado pelos críticos como uma das características técnicas mais impressionantes do jogo. A fase foi programada por Yuuichi Sotoyama, que também programou os inimigos que entram e saem das profundezas do vale, e as telhas que caem na tela em outras fases. Sotoyama trabalhou com o programador de efeitos sonoros Masanobu Tsukamoto para modular a frequência dos efeitos sonoros quando os objetos entravam e saíam da tela para simular o Efeito Doppler.



    Para compor a música, Sakoda usou instrumentos reais, então anotou a música em um computador MSX e a converteu em um PC-9800. Como ele não gostava de sons mecânicos, ele programou os instrumentos virtuais para soar como se fossem tocados por humanos. Sakoda trabalhou em estreita colaboração com o programador de efeitos sonoros Masanobu Tsukamoto. Como o jogo tinha canais de som ou faixas limitadas, ele teve o cuidado de não criar muitos sons simultâneos para que os efeitos de som não cortassem a música. Sakoda só tinha quatro canais para usar em qualquer música, uma das quais estava sempre na bateria. Depois que a trilha sonora estava quase terminada. A liderança da Compile disse a Sakoda para mudar a música para algo que se encaixasse na estética japonesa. Depois de ouvir uma nova trilha sonora com instrumentos japoneses, a liderança disse a Sakoda para voltar à sua música original.



    MUSHA foi lançado pela primeira vez no Japão em 21 de dezembro de 1990. Foi lançado na América do Norte no ano seguinte.

  • Evento Black Tek agita os Cosplayers na Semana da Consciência Negra



    Nos dias 18 e 19 de novembro, Semana da Consciência Negra, aconteceu na faculdade Zumbi dos Palmares na capital paulista o evento Black Tek com atividades educacionais, tecnológicas e Geeks e a equipe do site Animemoments Brasil que tem como um de seus idealizadores Eddy Khaos, esteve presente organizando as atividades Cosplay, além dele também compareceram: Tamires, Anderson Cosplay, Fani Cosplayer, Wesley dentre outros incríveis Cosplayers que estiveram no evento, obrigado a todos que foram e mostraram a força do movimento Cosplay, O Concurso Cosplay que foi sucesso de público, confira abaixo as fotos do evento e do Concurso Cosplay tiradas pelo fotografo DK Maruchi.













































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